PROJETO

Projeto: Meus amigos na Educação Condutiva



Projeto Realizado

OBJETIVO: Despertar nos alunos do Ensino Regular um novo olhar para a pessoa com deficiência.

Este projeto surgiu em parceria com a E.B. Gaspar da Costa Moraes através da Professora da Sala de Recurso Multifuncional - Camila Baggio do Amaral - que é Educadora especial nesta escola.

 

Veja o depoimento da professora:

“Nos dias 21 a 28 de agosto de 2012, realizou-se no município de Itajaí a Semana da Pessoa com Deficiência, constituindo-se como um momento de reflexão e conscientização, envolvendo a comunidade escolar e diferentes segmentos da sociedade.

Na escola, a nossa semana de atividades iniciou no dia 20/08, com uma visita à Associação Pássaros de Luz, que trabalha com a Educação Condutiva no município de Itajaí, atendendo pessoas com lesão cerebral. A iniciativa deu-se pelo fato de que na escola há um aluno que frequenta a instituição, e então realizamos uma parceria que contribuiu muito para a escola, principalmente para a turma do aluno. Alguns colegas de sua turma visitaram a Associação, e puderam observar como ocorre o programa de Educação Condutiva, receberam informações sobre a Paralisia Cerebral, trocaram informações a respeito do aluno e de que maneira estimulá-lo na escola, interagiram com os alunos da Associação, com o condutor e os facilitadores, experimentando materiais, vivenciando e sentindo algumas atividades do programa, colocando-se no lugar do outro. Este contato e vivência teve grande significado para a aprendizagem dos alunos, tiveram a oportunidade de manusear os materiais e conhecer recursos novos, que antes eram desconhecidos para eles. Houve questionamentos e esclarecimento de dúvidas muito interessantes, sobre assuntos que fazem parte do dia-a-dia escolar e do relacionamento com o aluno. Foi um momento de muitos aprendizados, de trocas muito importantes para todos os envolvidos, onde puderam conhecer um novo trabalho, um novo jeito de ver a pessoa com deficiência.

A equipe escolar sentiu-se muito feliz em saber que a escola foi a primeira a realizar um trabalho como este juntamente com a instituição, em poder estar levando outros alunos para conhecer a Associação e estabelecer uma troca entre professores, escola, associação e alunos, todos integrantes e agentes do processo de inclusão.

Em outro momento na escola, todos os alunos que participaram da atividade elaboraram cartazes, utilizando fotos, desenhos com o que aprenderam e viram, repassando assim as informações e novos conhecimentos aprendidos ao restante da turma. É importante salientar também a alegria e entusiasmo do aluno que frequenta a Associação, de levar seus colegas para ver as outras tantas atividades que ele participa, e poder estar falando juntamente com eles, para toda a sua turma o trabalho que ele realiza. O aluno foi participante ativo de todas as atividades, elaborou com os colegas os cartazes, e apresentou o trabalho relatando informações sobre suas atividades e o quanto foi importante para ele a visita dos colegas na Associação.

A partir dessa atividade, já começamos a perceber uma mudança nas atitudes de muitos colegas do aluno, passaram a ajudá-lo mais, a compreender melhor as suas limitações, e principalmente, a estimulá-lo mais, a ouvi-lo... o aluno criou um vínculo ainda maior com os colegas, pois eles passaram a fazer parte da realidade que ele vivencia fora da escola. Esta visita à Associação deixou marcas positivas nos alunos envolvidos, eles puderam perceber as múltiplas possibilidades que uma pessoa com deficiência possui. Nas palavras dos próprios alunos “todos temos opiniões mesmo sendo diferentes. Devemos incluir em todas as atividades, respeitando suas limitações, isto sim é inclusão”.

Esperamos continuar com essa parceria, e pensar novos projetos, novas atividades que possam incluir a comunidade escolar e Educação Condutiva no processo de inclusão dos alunos com deficiência. “É com o trabalho interdisciplinar e as múltiplas maneiras de ver e pensar o sujeito que vamos realizando mudanças significativas na educação e desenvolvimento de alunos com deficiência”.

Camila Baggio do Amaral

 





Compartilhe




VOLTAR